Dica de Filme - A Maçã
quarta-feira, março 17, 2010A MAÇÃ
Baseado em fatos reais: Na parte sul de Teerã, diversas famílias se uniram para denunciar seus maridos para o Serviço Social por não permitirem que seus filhos saiam de casa.

SKY >> Canal Futura Canal 16 UHF
Cor: Colorido
Classificação: Programa livre
A jovem diretora iraniana Samira Makhmalbaf, de 18 anos, segue os passos de seu pai, o também cineasta, Mohsen Makhmalbaf, para retratar com realismo um fato surpreendente em seu país. Trabalhando em parceria com o pai, autor do roteiro, ela acompanha a história de duas meninas gêmeas, que foram trancafiadas em casa pela família, até os 11 anos de idade. Nesse período, nunca tiveram contato com outras pessoas a não ser com os pais.
O mais interessante é a riqueza de detalhes do filme, que tem cara de documentário.
Criadas num bairro pobre do Teerã, as meninas foram descobertas a partir da denúncia dos vizinhos a uma Assistência Social. O pai, seguindo os preceitos de que a mulher é como uma flor e, portanto, deve ser mantida longe do sol, nunca permitiu que elas saíssem de casa ou tivessem contato com alguém, retardando seu desenvolvimento social e humano. A mãe, cega, apoiou a decisão do marido, isolando as crianças do mundo exterior.
Partindo deste fato isolado na comunidade iraniana, Samira tenta descobrir o que levou esses pais a agirem desta forma e por que os vizinhos ficaram tanto tempo indiferentes a essa comovente e desumana situação. Ela define em poucas palavras o filme: "No começo, não sabia ao certo se faria um documentário ou uma ficção. O fato serviu para que eu tentasse compreender a que ponto as ruas são importantes na integração social do ser humano - essas ruas onde os meninos têm o direito de brincar e de onde as meninas são excluídas".
Com essa história pungente, A Maçã mostra a determinação silenciosa mas firme do universo feminino no Irã, que não cessa de lutar contra todas as formas de autoritarismo político, cultural e religioso. No Irã de hoje as mulheres desenham o futuro dos homens.
Mohsen Makhmalbaf dedica este filme para "as meninas Zahra e Massoumeh, que têm 13 anos mas parecem ter dois, porque passaram onze anos aprisionadas. E o tempo que se passa numa prisão não pode ser contado como parte da vida".
Direção: Samira Makhmalbaf
Roteiro: Mohsen e Samira Makhmalbaf
Fotografia: Ebrahim Ghafori
Montagem: Mohsen Makhmalbaf
Elenco: Massoumeh Naderi, Zahra Naderi, Ghorban Ali Naderi, Azizeh Mohamadi, Zahra Saghrisaz
Produção Makhmalbaf Productions 1, avenue 45 Shahrak Dolotabad, Teerã, Irã Tel./Fax: 21 374 5773 - MK2 Productions 55, rue Traversière 75012, Paris Tel.: 1 4467 3000 Fax: 1 4341 3230
World Sales: MK2 Diffusion
Título Original: La Pomme
Col., 86min., 1998
5 Comentários
Escravas do sistema religioso, cultural e politico. Vida dura, a do universo feminino naquele país. Deve ser mesmo um filme com cara de documentário.
ResponderExcluirLucio Oliveira
to vendo muita gente comentar sobre esse filme, pelo visto desse ser bom, e triste...agora porque "A Maçã?"...eis o mistério...rs
ResponderExcluirparece irado!
ResponderExcluirSó vendo o filme para descobrir o mistério d'A Maçã! rsrs
ResponderExcluirÉ Triste porque é poético e pungente..rs Vale à pena!
Baixar o Filme A Maça - http://mcaf.ee/o3vp2
ResponderExcluirDeixe sua opinião e por favor, ASSINE seu comentário!